|
Pensões e Residenciais (1) |
Turismo no Espaço Rural (1) |
Concelho caracterizado por uma paisagem de serras agrestes de picos rochosos rasgadas por vales profundos e tranquilos, Pampilhosa da Serra ainda preserva muitas das suas típicas casas de xisto e costumes e tradições.
As vistas são frequentemente soberbas, sobretudo na região montanhosa, onde o verde escuro dos pinhais faz sobressair os penedos rochosos, como os que podem ser admirados em Fajão e que abrigam grutas naturais com nomes mágicos: Casa dos Mouros, Gruta de Camões, Forno dos Mouros...
Pampilhosa da Serra é uma pequena vila fundada em 1308 e atravessada pelo rio Unhais, onde vale a pena admirar a queda de água de 327 metros.
Na Barragem de Santa Luzia, o enorme lago rodeado de imponentes penhascos oferece os prazeres de desportos náuticos e da pesca (barbos, carpas, etc.) numa paisagem natural única.
A beleza do cenário natural também se descobre na Barragem do Alto Ceira e nas margens do rio Zêzere, que atravessa o sul do concelho para se encontrar com o rio Unhais.
A região é conhecida por ser uma terra de gastronomia rica, sobretudo nas aldeias remotas que souberam conservar os segredos de receitas antigas e diversificadas: trutas das águas límpidas do rio Ceira, uma suculenta chanfana com carne de cabra, animal que também proporciona os apreciados maranhos com arroz, bucho de porco recheado, cabrito assado e doces de fazer crescer a água na boca, como o bolo de mel, o arroz doce com os seus ingénuos desenhos de canela e as tigeladas, feitas com ovos, leite e açúcar.
|
Pensões e Residenciais (1) |
Turismo no Espaço Rural (1) |