|
Pensões e Residenciais (2) |
Turismo no Espaço Rural (2) |
Situado no fértil vale do rio Sousa, o concelho de Lousada é essencialmente rural, embora a indústria têxtil represente também uma parte importante da economia regional.
Vários solares e quintas senhoriais dos séculos XVII e XVIII reflectem a época de prosperidade da aristocracia rural, mas o concelho também se gaba de monumentos e locais históricos de um passado muito mais remoto, como é o caso do Castro de São Domingos, em Cristelo, com ruínas arqueológicas de origem celta que datam do século IV a.C.
Outra das atracções históricas do concelho é a chamada Torre dos Mouros, em Vilar do Torno e Alentém, uma construção medieval que constitui um interessante exemplo da arquitectura românica militar dos séculos XIII e XIV.
O património de Lousada é rico em arquitectura religiosa, com destaque para a igreja românica de Meinedo (século XIII), com corpo rectangular e torre sineira e um sumptuoso altar-mor barroco em talha dourada, ou a Igreja Matriz de Aveleda, também em estilo românico e com um belo pórtico de colunas ornamentadas. A igreja de Pias, do mesmo período, tem um curioso campanário construído em separado do templo.
Merecem igualmente ser admirados o pelourinho da sede do concelho e as pontes românicas de Vilela, com quatro arcos, na freguesia de Aveleda, e a de Meinedo, ambas sobre o rio Sousa.
A gastronomia regional oferece especialidades como o cabrito assado com arroz de forno ou os rojões de porco, além de doces típicos de nomes atraentes e sugestivos, como os «beijinhos» e os «bolinhos do amor».
O artesanato tradicional de Lousada inclui belos trabalhos em linho e bordados.
|
Pensões e Residenciais (2) |
Turismo no Espaço Rural (2) |