|
Pensões e Residenciais (1) |
Situada na ilha de São Jorge, junto da costa sul, de pequenas enseadas, que contrasta com os grandes penhascos escarpados do litoral norte, Calheta é uma pequena vila onde a vida decorre a um ritmo calmo e vagaroso.
A formação geológica e o relevo da ilha favorecem a exploração pecuária, e o delicioso queijo curado de São Jorge merece a sua reputação.
Na Calheta, um pequeno museu retrata a história local através de objectos como alfaias agrícolas e esculturas religiosas, ou ainda os pães feitos especialmente para as Festas do Espírito Santo (tão características dos Açores e celebradas durante os sete domingos que se sucedem à Páscoa).
Perto de Calheta, Manadas é uma bonita aldeia que se orgulha do rico interior da Igreja de Santa Bárbara, em estilo barroco, e em Urzelina os visitantes podem admirar a torre isolada de uma igreja que foi submersa pela lava após a erupção de 1808.
A ilha é também conhecida pelas fajãs, línguas de terra formadas pela erosão dos penhascos ao longo dos séculos: a Fajã do Ouvidor é um dos locais mais agradáveis de São Jorge e popular estância de veraneio, mas quase todas as fajãs proporcionam aos visitantes agradáveis passeios enquanto exploram os caminhos cortados através do litoral montanhoso.
O artesanato inclui bordados e produtos de tecelagem, e a gastronomia privilegia pratos de lagosta e amêijoas.
|
Pensões e Residenciais (1) |