|
Hotéis (1) |
A povoação de Vendas Novas terá crescido em redor do palácio que Dom João V mandou construir para servir de pousada real quando se deslocava ao Alentejo.
Diz-se, também, que o nome se deve à existência de duas estalagens aqui instaladas por ficarem à distância de um dia de viagem da Aldeia Galega (actual Montijo) e devido às nascentes que forneciam água a viajantes e animais.
A região era uma vasta charneca maioritariamente utilizada para as caçadas reais e ainda hoje conserva uma vegetação variada e solo fértil, numa zona em que o tradicional montado alentejano alterna com áreas arborizadas.
Há diversos motivos de interesse turístico em Vendas Novas, do antigo Paço Real e respectiva capela ao Palácio do Vidigal (palácio de caça de Dom Carlos, com capela e praça de touros real) e ao Museu de Artilharia de Ar Livre (inaugurado em 1979, numa zona ajardinada no quartel da vila, inclui algumas peças raras da I Guerra Mundial).
Merece, também, uma visita a pitoresca povoação do Lavre, de ruas calcetadas e típicas casinhas decoradas com flores e plantas nas portas e uma interessante torre do relógio.
No artesanato do concelho, destaca-se a bonita cestaria alentejana.
À mesa, o visitante encontra iguarias típicas da região, como o gaspacho, as açordas e as receitas com carne de porco, nomeadamente as conhecidas bifanas de Vendas Novas.
|
Hotéis (1) |