|
Turismo no Espaço Rural (2) |
Celorico de Basto jaz na região conhecida como «Terras de Basto», formada por vales fertéis banhados pelo rio Tâmega e sendo limitada pelas serras do Barroso e do Marão e pelo planalto de Montelongo.
A cidade de Celorico, situada junto ao rio e datando de tempos medievais, está rodeada de magníficos solares. Os mais conhecidos são a Casa do Campo, os solares da Boa Vista e do Outeiro (século XVIII), a Casa do Prado (século XIX) e a Casa da Igreja (século XVIII).
Num pequeno outeiro perto de Arnóia, freguesia que se desenvolveu em redor de um mosteiro beneditino, presumivelmente fundado no ano de 995, ergue-se o pequeno e antigo castelo de Celorico.
Os vales das Terras de Basto, situados entre montanhas e florestas, proporcionam óptimas caminhadas, estando cobertos de flores na Primavera. A região, banhada pelo rio Tâmega, é bastante fértil e, devido a condições climáticas e orográficas, vêem-se culturas tão diversificadas como o milho, a vinha, a oliveira, a laranjeira, a figueira, a cerejeira e o castanheiro.
As principais especialidades gastronómicas da região são os enchidos, os rojões à moda do Minho (uma espécie de guisado de carne de porco cozinhada em vinho e alhos) e os pratos com carne de vitela.
|
Turismo no Espaço Rural (2) |