Portugal | Costa de Prata | Leiria | Bombarral | English | Español | Français | Mapas | Fotos | Restaurantes

Bombarral



Escolha um concelho
Alcobaça
Alvaiázere
Ansião
Batalha
Bombarral
Caldas da Rainha
Castanheira de Pera
Figueiró dos Vinhos
Leiria
Marinha Grande
Nazaré
Óbidos
Pedrógão Grande
Peniche
Pombal
Porto de Mós
|

Com pouca indústria, o concelho vive essencialmente da agricultura, e os seus vinhos e frutos (sobretudo pêras) são bem conhecidos.

Embora o concelho só tenha sido criado em 1914, a história do Bombarral é bem mais remota, como pode ser comprovado pelos achados arqueológicos das grutas da Lapa do Suão e de Pulga e pelos castros de São Mamede e Carvalhal (aliás, merece a pena visitar a Estação Arqueológica da Columbeira).

No século XIV, o Bombarral era uma granja pertencente ao Mosteiro de Alcobaça, e os monges de Cister exerceram grande influência nos métodos e técnicas utilizados nas actividades agrícolas que dominam a região.

A vinha, os pomares, a «loiça artística» e trabalhos em vime, madeira e arame fazem parte do «cartão-de-visita» do concelho, mas o Bombarral oferece outros pontos de interesse, como a Igreja da Madre de Deus, a Ermida de São Brás, o Palácio de Gorjões (Museu Municipal) e belas casas, como o Solar dos Loridos e o Solar dos Mellos.

Para os visitantes que chegam de comboio, a estação ferroviária é encantadora, com os seus azulejos ricamente decorados que ilustram o preparo das vinhas e o fabrico do vinho.

A importância deste produto é bem demonstrada no Festival do Vinho, que atrai ao Bombarral milhares de curiosos, mas a mais recente Feira da Pêra Rocha (orgulho da região) tem também conhecido um êxito inesperado.

|
Google

© 1997-2025 Guia de Viagens Portugal Travel & Hotels Guide | Termos legais | Política de privacidade | Contacto