|
Pensões e Residenciais (1) |
Enquadrado por serras, o concelho de Ansião tem para oferecer ao visitante a beleza das paisagens naturais e o encanto de pequenas aldeias típicas que preservam intactas as características rurais, como é o caso de Portela de São Lourenço, da Venda do Negro e de Casais Maduros.
Desta paisagem também faziam parte os tradicionais moinhos de vento, que teriam desaparecido por completo se alguns exemplares não tivessem sido reconstruídos, como aconteceu nas freguesias de Outeiros e de Santiago da Guarda.
A sede do concelho é uma vila simpática com um património arquitectónico interessante, nomeadamente o pelourinho manuelino, a Igreja Matriz (com duas belas estátuas renascentistas que representam São Gregório e São Sebastião) e a Igreja da Misericórdia, com um bonito portal barroco emoldurado por colunas.
Segundo reza a tradição local, a Rainha Santa ter-se-ia banhado na Ribeira de Ansião sob os arcos da ponte medieval da Cal.
Ainda no concelho, merecem destaque o forno colectivo medieval de Avelar, a Capela da Constantina (1623) e a grande residência da Quinta de Cima, que foi Paço Real durante o século XII e, depois, palácio dos marqueses de Vila Real.
O produto gastronómico mais conhecido da região é o queijo Rabaçal, de sabor suave e característico, feito com leite de ovelha e de cabra.
Outras especialidades locais são o cabrito assado, os grelos com morcela assada e os «aferventados» (uma espécie de sopa em que não podem faltar a batata, a couve serrana ou nabiças, a broa e o excelente azeite da região).
No artesanato, destacam-se a cestaria em vime e em verga e as mantas de retalhos.
|
Pensões e Residenciais (1) |