|
Pousadas (1) |
O concelho de Proença-a-Nova, sem grande património arquitectónico ou monumental, oferece sobretudo ao visitante um conjunto de recursos naturais que favorecem o turismo rural e a prática de actividades ao ar livre, com boas condições para a pesca, a caça e os passeios pedestres, ou ainda a possibilidade de experimentar desportos mais radicais, como o pára-quedismo (na pista das Moitas), a canoagem, o
rappel ou a escalada.
A região destaca-se pela beleza das paisagens, como a das cerejeiras em flor, na Primavera, os vales cobertos de campos de milho e olivais, as manchas verdes dos pinhais, a garganta granítica do vale de Almourão ou os imponentes rochedos sobre a ribeira de Ocreza.
As praias fluviais de Aldeia Ruiva, Malhadal e Fróia são também muito apreciadas, assim como as pequenas aldeias de xisto, características desta região da Beira interior.
Na vila de Proença-a-Nova, vale a pena visitar a Igreja Matriz, recentemente restaurada, e a Igreja da Misericórdia, com sacrário do século XVI.
O concelho é também rico em vestígios arqueológicos, como provam os restos de antas encontrados nas freguesias de Sobreira Formosa e Proença-a-Nova, e a bonita ponte de cinco arcos do Malhadal, atribuída aos romanos.
A gastronomia local preserva os sabores rurais e apresenta suculentos enchidos, como o típico maranho, um óptimo queijo de cabra e pratos tradicionais como a feijoada com couves, cabrito, petinga de escabeche ou migas de peixe do rio.
O artesanato oferece bonitos trabalhos em linho, bordados, latoaria e cestaria.
|
Pousadas (1) |