|
Hotéis (1) |
Pensões e Residenciais (1) |
Oliveira do Bairro é um concelho predominantemente agrícola, sendo uma zona de transição entre o litoral plano e fértil e o interior montanhoso.
Está integrado na região demarcada dos vinhos da Bairrada, pelo que a exploração vinícola desempenha um papel importante na economia do concelho, mas também se encontram aqui arrozais e campos de batata, milho e feijão, além de extensas matas de pinheiros e eucaliptos.
A vila de Oliveira do Bairro foi fundada em 1514 e possui uma interessante igreja paroquial.
Na pequena povoação de Aguada de Cima, a Igreja de Santa Eulália (século XVIII) exibe no interior esculturas do século XV.
A zona é atravessada por diversos cursos de água onde é possível pescar barbos, carpas e bordalos.
No entanto, os
ex-libris da região são, sem dúvida, duas especialidades ligadas à gastronomia: o leitão à Bairrada, tradicionalmente cozinhado em forno de lenha, e o conhecido vinho da Bairrada, a que se juntam alguns bons espumantes locais.
Outros pratos típicos são a chanfana (carne de cabra assada em vinho tinto numa caçarola de barro), a feijoada de leitão ou os rojões à moda da Bairrada (carne de porco frita na própria gordura).
O concelho também se orgulha do seu artesanato, com uma grande variedade de produtos quase sempre ligados às actividades rurais, como é o caso da cestaria, das esteiras de bunho (uma espécie de junco colhido nos pântanos) e dos garrafões empalhados, para além de trabalhos em latoaria e cerâmica e tapetes de farrapos.
|
Hotéis (1) |
Pensões e Residenciais (1) |