|
Turismo no Espaço Rural (1) |
Fundada no século XIII, a vila de Vinhais jaz na chamada «Terra Fria», zona de escassa população, serras austeras, florestas de carvalhos e vales onde cresce a urze, os amieiros e os salgueiros.
A vila possui alguns antigos solares, como o das Casas Novas, o da Corujeira ou o palacete brasonado do Arrabalde, além de um velho castelo em ruínas e um bonito fontanário do século XVII.
Porém, vale sobretudo a pena admirar a extraordinária paisagem que se observa do alto do monte da Cidadelha ou do miradouro da Capela de Santo António, que abrange também parte do Parque Natural de Montesinho, cuja beleza agreste atrai os adeptos de caminhadas ou de passeios em bicicleta.
Pequenas aldeias de aspecto medieval aninham-se no sopé das serras, que abrigam uma fauna rara de lobos, javalis, águias-reais e falcões. No rio Tuela, os amantes da pesca poderão encontrar trutas-salmonadas, barbos e enguias.
O artesanato do concelho de Vinhais oferece típicas colchas e meias de lã, rendas, cestos de vime e trabalhos em madeira.
Quanto à gastronomia local, destacam-se os pratos de caça, sobretudo de perdiz e lebre, a suculenta feijoada à transmontana ou a original vitela com castanhas, entre outras especialidades da cozinha de Trás-os-Montes.
|
Turismo no Espaço Rural (1) |