|
Turismo no Espaço Rural (1) |

Habitado desde tempos remotos, como atestam os numerosos vestígios de castros e pequenas aldeias romanas, o concelho de Vila Flor exibe belas paisagens de montanha e modestas aldeias de casas de xisto e aspecto quase medieval.

Vila Flor, segundo reza a tradição, foi assim baptizada no século XIII pelo rei Dom Dinis, de tal modo conquistado pela beleza desta terra fértil que aqui mandou erguer um castelo e muralhas com cinco portas a envolver a povoação.

A agradável sede do concelho possui uma interessante Igreja Matriz, com uma fachada barroca e valiosas relíquias no interior, e o Museu Municipal, que contém colecções diversificadas, inclui uma biblioteca surpreendentemente rica, com vários manuscritos raros.

Perto de Vila Flor, vale a pena parar no Santuário da Senhora da Lapa e admirar a paisagem deslumbrante, ou visitar a Barragem da Pereirinha, com um complexo turístico que inclui um parque de campismo, piscina e um pequeno parque zoológico.

Em Vilas Boas, o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, edifício granítico construído no local de um antigo castro, ergue-se no cimo de um monte e oferece vistas maravilhosas sobre uma vasta região.

Mais a norte, Trindade possui uma bela igreja românica e ruelas pitorescas ladeadas de pequenas casas de pedra.

O concelho de Vila Flor gaba-se de produzir um excelente azeite, considerado dos melhores do país e ingrediente essencial da gastronomia local.
|
Turismo no Espaço Rural (1) |