|
Pensões e Residenciais (1) |

Em pleno coração da região vinhateira do Douro, o concelho de Santa Marta de Penaguião desfruta de uma belíssima paisagem, dominada pelas características vinhas em socalcos, e gaba-se de possuir a maior adega cooperativa da zona, com uma importante produção de vinhos de mesa e do Porto.

A paisagem proporciona passeios inesquecíveis que vão das extensas vinhas delimitadas por oliveiras às encostas bucólicas do rio Corgo e às zonas de montanha que recordam a proximidade dos cumes agrestes da Serra do Marão.

O património arquitectónico, embora menos notável, inclui o interessante pelourinho da vila de Santa Marta de Penaguião, a modesta sede do concelho, as igrejas da Cumieira (século XVIII, da autoria de Nicolau Nasoni) e de São João de Lobrigos e a Igreja Matriz de Sanhoane.

Por todo o lado no concelho surgem belos solares e casas nobres dos séculos XVII e XVIII, como o Solar dos Pinheiros, em Sanhoane, ou as casas da Quinta da Cumieira e da Quinta do Bertelo, na aldeia da Cumieira.

A gastronomia é rica e suculenta e apresenta diversas especialidades típicas, como o apreciado cabrito assado com batata e arroz em alguidar de barro ou as carnes e enchidos de porco com castanhas.

Na doçaria, reinam doces tradicionais portugueses, como a aletria ou o leite-creme queimado.

Santa Marta de Penaguião é uma terra com uma ligação vital ao cultivo da vinha, pelo que o artesanato local reflecte o trabalho dos cesteiros e dos tanoeiros, e mesmo os maravilhosos bordados à mão da região eram usados, antigamente, quando se serviam doces e vinho do Porto.
|
Pensões e Residenciais (1) |