|
Hotéis (1) |
Turismo no Espaço Rural (1) |
Como o seu nome indica, Ponta do Sol tem um dos melhores climas da Madeira, o qual favorece o cultivo de vinhas, bananas e flores exóticas, entre outros produtos agrícolas.
Daí parte a estrada até Paúl da Serra, um vasto planalto que contrasta com o perfil montanhoso do resto da ilha e onde só cresce erva e tojo.
A fina camada de terra e os substractos vulcânicos funcionam como uma espécie de reservatório natural: a água da chuva passa pelas rochas e forma numerosas nascentes e quedas de água que são utilizadas no sistema de irrigação único da Madeira, as levadas.
As levadas são estreitos canais que transportam a precipitação armazenada em lagos e cascatas desde o Norte até aos terrenos do Sul, mais secos e batidos pelo sol. No total, formam uma vasta rede para irrigar as plantações de banana, as vinhas e os jardins que produzem as famosas flores da ilha, mas também constituem outra das atracções turísticas da Madeira: os passeios das levadas.
Para aqueles que gostam de andar a pé, Rabaçal (no planalto de Paúl da Serra) é o ponto de partida para vários trilhos que conduzem a zonas da ilha onde não se pode chegar de carro.
O visitante pode escolher entre uma excursão de curta duração ou uma maior, passando por muitos locais de enorme beleza, como a Levada das 25 Fontes ou a Levada do Risco, onde uma magnífica cascata se precipita de penhascos rochosos até ao vale verdejante em baixo. Alguns dos atalhos são muito estreitos e íngremes, mas o cenário compensa largamente todos os esforços.
|
Hotéis (1) |
Turismo no Espaço Rural (1) |