|
Pensões e Residenciais (3) |
Situado numa zona de transição entre o Alentejo e o Algarve, o concelho de Ourique possui, naturalmente, características de ambas as regiões, com terras planas e mais áridas a Norte e uma paisagem de abundante vegetação e geografia mais acidentada a Sul.
A vila de Ourique, de luminoso casario branco, estende-se sobre três colinas e apresenta diversos locais de interesse, como a Igreja da Misericórdia, fundada no século XVI e recontruída no século XVIII, com uma elegante fachada, o Hospital da Misericórdia, do século XVII, com portas e janelas de cantaria lavrada, ou o agradável miradouro construído sobre os restos da muralha do antigo castelo.
Contudo, o principal motivo de interesse de Ourique reside nos abundantes vestígios pré-históricos encontrados no concelho, nomeadamente a invulgar Necrópole da Atalaia, que remonta ao final da Idade do Bronze, e o Castro da Cola, fortificação e povoado ligado às lutas lusitano-romanas e com vestígios de anteriores ocupações.
Perto dali, a Ermida da Senhora da Cola, do século XVII, é local de romaria das gentes da região.
Ourique é também conhecido por ter dado nome à célebre batalha de 1139 em que Dom Afonso Henriques venceu os mouros, embora não haja unanimidade quanto ao local exacto do combate.
O concelho oferece ainda ao visitante a bonita paisagem da Barragem do Monte da Rocha, de águas tranquilas e recantos que proporcionam um contacto privilegiado com a Natureza.
No artesanato, destacam-se os trabalhos em madeira, barro e cortiça, as rendas e os bordados.
À mesa, para além da habitual gastronomia alentejana, o concelho possui duas especialidades típicas: a sopa de beldroegas e a sopa de poejos com ovos, ou «poejada de Ourique».
|
Pensões e Residenciais (3) |