|
Apartotéis (1) |
Rodeada por uma vasta planície, Castro Verde é uma vila rural numa região em que a criação de gado ovino e a pastorícia constituem actividades fundamentais.
Há provas abundantes de que a região foi habitada desde tempos pré-históricos e romanos, e foi também perto da vila que se travou a lendária batalha de Ourique, em 1139, quando Dom Afonso Henriques derrotou os mouros e se tornou o primeiro rei de Portugal.
A batalha é recordada nos painéis de azulejos do século XVIII que decoram a Igreja Matriz (igualmente conhecida como Basílica Real), a qual também exibe rica talha dourada e tesouros de arte sacra.
Outras igrejas e capelas são dignas de interesse, além do antigo moinho do Largo da Feira, recentemente recuperado, e do Museu da Lucerna, com uma importante e diversificada colecção de lucernas romanas do século I, descobertas em 1994 na localidade de Santa Bárbara dos Padrões.
Castro Verde também se orgulha da sua feira anual, sempre realizada no terceiro domingo do mês de Outubro, a mais importante do distrito de Beja e célebre pelo seu carácter rural e diversidade etnográfica.
O concelho oferece ainda ao visitante a possibilidade de usufruir de longas caminhadas ou passeios de BTT pela paisagem tranquila e bucólica, ou de participar em actividades de observação da avifauna local organizadas pelo Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho.
A gastronomia de Castro Verde apresenta pratos típicos do Alentejo, em que o pão, as ervas aromáticas, o azeite e a carne de borrego adquirem especial destaque, e ainda doces tradicionais como as queijadas de requeijão.
O artesanato oferece típicas mantas de lã, rendas e trabalhos em barro.
|
Apartotéis (1) |