|
Pensões e Residenciais (1) |
Casas Particulares (1) |
Para aqueles que chegam do concelho vizinho do
Bombarral, a vila do Cadaval parece uma pitoresca ilha de casas rústicas no meio de um mar de vinhas e árvores de fruto, encostada à falda norte da Serra de Montejunto.
É o local ideal para quem queira subir à montanha e explorar os seus espessos bosques e grutas antes de admirar um vasto panorama do ponto mais elevado, a 666 metros de altitude.
Torna-se curioso visitar as ruínas de um velho convento construído no século XII onde os monges dominicanos aproveitaram as condições climatéricas e geológicas para abrir grandes tanques ligados por estreitas passagens onde recolhiam o gelo que se formava, e que forneciam a Lisboa. Perto dos tanques há duas ermidas decoradas com azulejos: a de Nossa Senhora das Neves, que data de 1218, e a de São João.
Na vila do Cadaval, vale a pena visitar a Igreja Matriz, com dois quadros de Josefa de Óbidos (1631-84, famosa pelas suas obras sobre temas religiosos e as suas vigorosas naturezas mortas).
Não longe da vila, a antiga povoação de Pragança tem numerosos vestígios arqueológicos que vão da pré-história à ocupação romana, grutas naturais e um núcleo interessante de casas dos séculos XVII e XIX, com as escadarias exteriores e varandas alpendradas.
A gastronomia da região inclui o famoso pão-de-ló do Painho, o borrego assado e um delicioso cozido à portuguesa, com a sua saborosa mistura de carnes, enchidos e legumes.
|
Pensões e Residenciais (1) |
Casas Particulares (1) |