|
Para aqueles que vivem ou são obrigados a permanecer em Lisboa e sonham com um dia passado no campo, Arruda dos Vinhos constitui uma boa escolha, pois não fica longe e oferece uma paisagem típica da região que jaz a Oeste de Lisboa: pequenas colinas, extensas vinhas e vales cultivados acompanham aldeias de casas brancas e uma série de inesquecíveis e pitorescos moinhos.
Arruda dos Vinhos é uma vila de origem antiga, tendo sido dominada pelos árabes e reconquistada pelo primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, em 1160.
Os seus reputados vinhos, que já receberam diversos prémios, também ostentam uma história antiga e devem a sua qualidade à natureza do solo e à exposição soalheira das encostas que acolhem as vinhas.
Na vila, a Igreja Matriz e o chafariz barroco merecem ser admirados.
A verdade, porém, é que a maioria das pessoas visita Arruda dos Vinhos pelos prazeres de uma excelente refeição: os óptimos vinhos acompanham especialidades gastronómicas como o bacalhau assado ou a costeleta de novilho grelhada, cozinhados com um dedo caseiro e servidos em quantidades industriais.
Não é de estranhar, pois, que esta tranquila vila seja invadida aos fins-de-semana, já que os portugueses adoram comer fora em restaurantes que ainda oferecem preços razoáveis.
Em Agosto, as festas populares de Nossa Senhora da Salvação orgulham-se da sua procissão religiosa e da largada de touros.
|