|
Pensões e Residenciais (1) |
Turismo no Espaço Rural (2) |
O concelho de Pedrógão Grande, um dos mais pequenos do distrito de Leiria, é rico em belezas naturais e proporciona ao visitante deslumbrantes cenários de montanhas agrestes e gargantas profundas em contraste com as águas tranquilas nas albufeiras das barragens e o verde de extensas zonas arborizadas.
O património arquitectónico oferece outros motivos de interesse, com destaque para as casas antigas no centro histórico de Pedrógão Grande, nomeadamente as residências fidalgas na Rua Dourada e na Rua Rica, a par de diversas igrejas e capelas.
No centro da vila, o enorme Largo da Devesa, com um jardim de árvores frondosas de onde se avistam as ermidas do Calvário e de São Sebastião, funciona como uma espécie de sala de visitas.
A Igreja Matriz, do século XII, foi reconstruída no século XVI em estilo renascentista e possui uma torre de 25 metros de altura. No adro, ergue-se o pelourinho em granito de Pedrógão Grande.
Deixando a vila para trás, o visitante pode partir em direcção às águas tranquilas e azuis da Barragem do Cabril, situada entre socalcos por onde corre o rio Zêzere, para aproveitar a piscina fluvial ou admirar a paisagem do miradouro da Cotovia.
Nas águas da Barragem da Bouçã, os adeptos da pesca poderão encontrar carpas, achigãs e barbos, que servem também de base à deliciosa sopa de peixe da gastronomia local, a qual conta ainda com especialidades de carne como a feijoada de javali ou a açorda de carne de porco.
O artesanato tradicional do concelho de Pedrógão Grande é rico em trabalhos em madeira, cortiça e estanho, além de rendas e bordados.
|
Pensões e Residenciais (1) |
Turismo no Espaço Rural (2) |