|

Rodeada de uma paisagem em que sobressai a enorme variedade de tons de verde, em pleno coração da região de Lafões, Vouzela é conhecida como «a vila mais airosa da Beira» e a descrição é merecida.

À beleza natural da zona junta-se um património arquitectónico rico e diversificado em que se destacam a Igreja Matriz (século XVIII), a Capela de São Frei Gil (século XVII), o Pelourinho, a ponte romana, belos solares e casas brasonadas, além do Parque e da Ermida de Nossa Senhora do Castelo, num monte a 500 metros de altura de onde se avista um panorama deslumbrante.

No resto do concelho, outras construções históricas, como o Castelo de Vilharigues (uma torre quadrangular do século XV), harmonizam-se com a paisagem bucólica e rural que inclui tesouros como a Reserva Natural do Cambarinho, criada para proteger os raros e vistosos loendros, arbustos de flor lilás.

Vouzela gaba-se, igualmente, de possuir um dos mais belos espécimes de arte rupestre nacional, a Pedra Escrita de Serrazes, repleta de enigmáticas figurações geométricas, a par de outros testemunhos megalíticos pré-históricos.

No artesanato tradicional, destacam-se a cestaria, os trabalhos em linho, as carpetes e as colchas regionais.

À mesa, o concelho oferece a inesquecível vitela de Lafões, rojões, cabrito assado no forno e outros pratos típicos, a par de um óptimo vinho verde e de doces como os célebres pastéis de massa fina de Vouzela e o folar da Páscoa, entre outras especialidades.
|