|
Turismo no Espaço Rural (1) |
O concelho de Sátão está integrado na Região de Turismo de Dão Lafões, caracterizada pelo verde dos pinhais e dos campos em contraste com os vales graníticos, percorridos por inúmeros cursos de água, e pertence também à Região Demarcada dos Vinhos do Dão, com extensas vinhas cultivadas numa paisagem planáltica.
O passado remoto da zona torna-se visível nos numerosos dólmens ou nas sepulturas rupestres de Ourigos, e a origem do próprio concelho remonta ao século XII.
Do património histórico e arquitectónico destacam-se os belos solares antigos e as igrejas e capelas com rica talha dourada.
Vale a pena visitar a Igreja Matriz românica, de belo portal ornamentado, e o pelourinho da feguesia de Ferreira das Aves, os antigos Paços do Concelho e o pelourinho de Rio de Moinhos, ou a igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Oliva, na sede do concelho, com bela talha joanina, painéis de azulejos do século XVII e um valioso sacrário.
Os adeptos da pesca poderão encontrar truta e barbo nos rios Vouga, Coja e Paiva, enquanto as serras de abas pedregosas abrigam espécies cinegéticas como o javali, a lebre, o coelho e a perdiz.
A gastronomia local preserva os sabores rurais com pratos como a vitela na padela ou o feijão vermelho com couves e carne de porco, mas a especialidade do concelho é uma variedade de óptimos enchidos e fumeiro, para além dos conhecidos vinhos do Dão.
No artesanato, destacam-se os notáveis trabalhos em linho da freguesia de Rio de Moinhos.
|
Turismo no Espaço Rural (1) |