|
Estalagens e Albergarias (1) |
O magnífico castelo de Penedono domina a vasta região entre a Beira e o Douro, caracterizada por uma paisagem de contrastes entre as serranias agrestes e os campos e pastos férteis.
O castelo do século XI ergue-se numa escarpa rochosa, a quase mil metros de altura, sobre a vila medieval de casas e monumentos talhados em granito, e constitui um exemplar único da arquitectura militar, pela sua forma triangular.
Não faltam outros motivos de interesse em Penedono, desde o curioso pelourinho de gaiola (século XVI) ao austero e imponente Solar dos Freixos, que agora aloja a Câmara Municipal, ou o edifício dos antigos Paços do Concelho, onde funciona agora a
Estalagem de Penedono.
No património religioso, destacam-se a Igreja de São Salvador, com retábulo de talha dourada, as capelas de Santa Bárbara e de Santa Luzia (século XVII) e a Capela do Calvário.
O concelho é, também, rico em vestígios pré-históricos, dos quais o mais curioso é o dólmen da Senhora do Monte, classificado como monumento nacional, constituído por uma grande sepultura do período megalítico que foi aproveitada, na Idade Média, para construir uma capela cristã.
O dólmen está integrado na necrópole do planalto da Senhora do Monte, formada por oito monumentos pré-históricos dispersos ao longo de três quilómetros.
Na gastronomia, Penedono preserva os sabores e tradições rurais, com óptimos enchidos caseiros, cabrito assado, pratos de carne de porco, doces de castanhas e as típicas cavacas.
O artesanato reflecte os mesmos saberes tradicionais e oferece colchas e tapetes de lã e algodão, linhos e bordados e trabalhos em junça, uma planta que cresce nas serras da região.
|
Estalagens e Albergarias (1) |