|
Hotéis (1) |
Turismo no Espaço Rural (1) |
O
ex-libris do concelho é, sem qualquer dúvida, a grande Casa da Ínsua, um belíssimo palácio construído na segunda metade do século XVIII e que exibe a flor de lis do brasão por toda a parte.
Também conhecido por Solar dos Albuquerques, tem uma imponente fachada e escadaria de pedra e o jardim, em dois patamares, no centro de uma grande propriedade com mata, é um dos mais belos da Beira.
Fica situado junto da vila de Penalva do Castelo, cujo casario de fachadas típicas cresceu em redor de uma ampla praça central, com um jardim e coreto e uma interessante Igreja Matriz, em estilo barroco, que exibe um retábulo da Escola de Grão-Vasco (século XVI).
Do património arquitectónico do concelho, destacam-se ainda as pontes romanas de Castelo de Penalva e de Trancozelos, as ruínas do Mosteiro do Santo Sepulcro ou a Capela do Ó, em Corga.
Em termos paisagísticos, vale a pena explorar os férteis vales dos rios e as encostas densamente arborizadas das serras.
O concelho, atravessado pelo rio Dão, tem características essencialmente agrícolas e vêem-se inúmeros pomares e extensas vinhas para produção dos conhecidos vinhos da região demarcada do Dão.
Nos campos, ainda se avistam típicas cabanas circulares feitas de pedras e cobertas de colmo, conhecidas como «cibanas», utilizadas para guardar feno, sementes e alfaias agrícolas.
As tradições também se mantêm no artesanato, com destaque para os trabalhos em latoaria e cestaria.
Por outro lado, a gastronomia reflecte o carácter rural da zona e oferece suculentos pratos de feijão branco com carne de porco, arroz de grelos com chouriço ou feijão com couves, para além dos vinhos regionais.
|
Hotéis (1) |
Turismo no Espaço Rural (1) |